terça-feira, 7 de setembro de 2010

Iniciadores e Iniciados

Existe um claro padrão nas histórias dos cavaleiros de Camelot. A história de Sir Gareth, de Thomas Malory, em Le Morte d'Arthur, é um desses exemplos sobre "The Fair Unknown." Geralmente, aparece na corte um jovem de identidade desconhecida (mas que é, na verdade, filho de um herói) que aspira a ser cavaleiro. Depois de várias aventuras e, por vezes, de lutar (sem se saber) com o próprio irmão, é finalmente reconhecido e honrado por todos.

Na tradição arturiana existem muitas histórias em que o herói, disfarçado de criado de cozinha, é posteriormente descoberto e reconhecido como candidato legítimo a cavaleiro.

Em cada uma destas histórias, também há uma personagem cuja função é conduzir e testar o herói nas suas aventuras, colocando-lhe uma série de obstáculos. Quase sempre é uma figura feminina, dotada de poderes mágicos, e que propicia o reconhecimento final do jovem como um herói. Na história de Sir Gareth, por exemplo, essa figura é Lynette.

Podemos fazer uma correspondência entre esta figura feminina e a deusa. A sua função é guiar o herói e simultaneamente testá-lo. Deste modo, a Confraria da Távola Redonda deixa de ser uma simples ordem de cavalaria para ser um grupo de cavaleiros iniciados nos mistérios. Figuras como Morgana, Ragnall ou Lynette constituem uma parte essencial da tradição arturiana. São elas que desencadeiam os acontecimentos e que alteram para sempre o curso da vida dos neófitos. São elas que abrem a porta para o enigmático Outro Mundo...




Edmund Blair Leighton, The Accolade
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...