Enid and Geraint Reconciled, de George Wooliscroft e Louis Rhead, 1898
Enid e Geraint são as personagens principais no conto "Geraint, o Filho de Erbin", versão galesa do romance de "Erec e Enide" (1170) de Chrétien de Troyes. A versão galesa é do século XIII.
Em ambas as versões, o herói vence um torneio no qual cada cavaleiro lutava para defender a asserção de que a sua amada seria a mais bela. Como prémio ganha um falcão.
Quando Enid casa com Geraint, este tanto se deleita com os prazeres matrimoniais que negligencia os seus deveres de cavaleiro e torna-se assim, sem saber, alvo das críticas dos outros cavaleiros. Mas Enid apercebe-se e lamenta ser a causa da desonra do marido. Geraint ouve apenas a última parte do seu lamento, "O me, I fear I am no true wife" , e pensa que Enid lhe é infiel.
Obrigou então Enid a partir com ele numa dura incumbência, testando o seu amor e obediência durante todo o caminho. Como outras heroínas celtas de forte carácter, Enid suportou calmamente a sua provação, permanecendo fiel e dedicada. Geraint, por seu turno, foi acometido por remorsos por ter desconfiado e tratado tão mal a sua mulher. Depois de uma série de aventuras, o casal demonstra um ao outro as suas nobres qualidades.
Geraint olhou então para Enid e sentiu grande dor e sofrimento. Sentiu dor e sofrimento por ver que a cor havia abandonado o semblante de Enid. E sentiu dor e sofrimento por ver e entender que Enid era pura e inocente e que a razão estava com ela.Mabinogion, de Lady Charlotte Guest
Enid Helps Geraint to Arm, de George Wooliscroft e Louis Rhead, 1898